MVRO- Cabeçalho - 22-07-2021 -1020.jpg

 

Aspectos gerais do Estado de Rondônia

 

O Estado de Rondônia, situado mais a oeste da porção sul da região Norte brasileira, tem uma área de 237.576,167* km², que corresponde a 6,16% da região Norte do Brasil e a 2,79% do território nacional. Rondônia é o quarto maior Estado em área do Norte brasileiro.

O clima predominante no Norte do Brasil é o equatorial e, em Rondônia, segundo a classificação de Köppen, o clima é do tipo Aw - tropical chuvoso (úmido e quente), com média anual de temperatura do ar variando de 24ºC a 26ºC, com temperatura máxima entre 30ºC e 34ºC e mínima entre 17ºC e 23ºC. Assim, o clima do Estado pode ser considerado de transição equatorial/tropical.

Rondônia está dividido em cinquenta e dois municípios. Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal e Vilhena são os maiores em números de habitantes. Porém, em ordem decrescente, Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena, Ariquemes e Cacoal são as maiores cidades do Estado.

A cidade de Porto Velho, capital do Estado, está situada no norte do Estado, à margem direita do rio Madeira e, pela contagem da população realizada pelo IBGE em 2007, o município tinha 369.345 habitantes.

O estado de Rondônia, no Censo Demográfico de 2010, registrou uma população de 1.560.501 habitantes, distribuída em 64,1% na zona urbana e 35,9% na zona rural, e uma taxa média de crescimento anual de 1,24%.

A hidrografia do Estado é formada por uma bacia principal, a do rio Madeira, que é composta por cinco bacias principais tributárias: Guaporé, Mamoré, Abunã, Jamari e Machado ou Jiparaná, que banham mais de 93% do território rondoniense, e pela bacia do rio Roosevelt, situada no sudeste do Estado, que banha menos de 7% do território. O rio Machado ou Jiparaná é o mais extenso.

O ponto mais alto de Rondônia, com 1.126,0 metros, está situado na região central do Estado. A hora em Rondônia é de -04, em comparação à hora de Greenwich.

A principal atividade econômica do Estado é a agropecuária, com um rebanho bovino superior a 11.012.991 de cabeças, em 2007, se destaca também a extração vegetal (madeira) e mineral (cassiterita).

A Rodovia Marechal Rondon ou BR 364 é a principal do Estado, liga Rondônia com o Estado de Acre e com a região Centro Oeste do Brasil.

 

Dezenas de artigos em textos estão disponíveis para acesso, em breve serão publicados em vídeos.

Museu Virtual de Rondônia, Instituto MVR, valoriza a região denominada Rondônia e as cidades rondonienses.