MVRO- Cabeçalho - 22-07-2021 -1020.jpg

 

Primeira cidade no espaço rondoniense

 

Na margem do rio Madeira, próximo à cachoeira de Santo Antônio, por volta de 1728, o padre João Sampayo funda uma aldeia, a primeira povoação da região.

A localidade de Santo Antônio, por diversas vezes, foi habitada e abandonada e citada como ponto de referência por quem se aventurava a subir ou a descer o rio Madeira.

No final do século XIX foi construído um barracão da empresa boliviana Suares & Ermanos (casa aviadora), que deu início à formação do povoado elevado à categoria de vila em 1911 e instalada em 1912, com o nome de Santo Antônio do Rio Madeira.

A maioria da população de Santo Antônio do Rio Madeira, com a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, abandonou a cidade e migrou para Porto Velho à procura de trabalho. O município foi extinto em 1945 e seu território foi anexado ao de Porto Velho.

 

O município de Santo Antônio do Rio Madeira foi extinto em 1945 e dele hoje resta a igreja católica construída em 1913.

 

007- Santo Anatônio Alto Madeira - Solenidade - 500.jpg

Legenda: Solenidade de posse do superintendente e dos intendentes (nomeados) do município de Santo Antônio do Rio Madeira, em 1912. Local defronte ao prédio da Intendência Municipal.

Dezenas de artigos em textos estão disponíveis para acesso, em breve serão publicados em vídeos.

Museu Virtual de Rondônia, Instituto MVR, valoriza a região denominada Rondônia e as cidades rondonienses.